Servidores ibm voltados para pequenas e médias empresas

19/02/2010 08:41

 

Servidores System i marcam lançamentos da IBM para o setor.

As pequenas e médias empresas já podem contar com uma plataforma de computação projetada desde a sua concepção para simplificar ambientes de TI. A IBM lançou novos modelos da linha System i, denominados System i Express, projetados para atender entre 5 e 40 usuários.

Trata-se de uma plataforma de Computaçao "tudo-em-um", disponível em dois modelos: 515 e 525. O servidor traz como diferencial a possibilidade de integrar o sistema de gerenciamento de dados mySQL e a linguagem PHP, oferecendo mais recursos que as demais soluções.

Outro destaque é o gerenciador de carga de trabalho, que permite executar e gerenciar múltiplos aplicativos, de forma independente, em um só sistema. Em contrapartida, nos ambientes baseados em Windows, seria necessário adquirir um servidor novo cada vez que a empresa precisasse implementar outro aplicativo.

Mas o grande trunfo da IBM está no fato de que as empresas precisarão adquirir apenas uma licença de software consolidada, que inclui o seu principal sistema operacional i5/OS, o banco de dados DB2 e o WebSphere Application Server. Em um ambiente baseado em servidor Windows, seriam necessários pelo menos três lincenças diferentes em três servidores separados.

A plataforma oferece acesso simplificado a um sistema completo, que segundo o diretor geral da IBM para o System i, Mark Shearer, "é fácil gerenciar, totalmente seguro e altamente confiável, com tecnologias antivírus, banco de dados, e gerenciamento de sistemas e de armazenamento incluídas".

Os modelos 515 e 525 do System i estão disponíveis no mercado brasileiro desde maio.

Voltar